16 de julho de 2010

Vamos brincar lá fora! :)

1.ª sugestão retirada do site Educação.

Atira baixinho

Um jogo de equipa no qual as crianças tentam ganhar pelo facto de tocarem os adversários com uma bola.

O que é preciso?
  • Uma bola grande.
  • Um qualquer material que permita marcar um par de linhas paralelas com 3 metros de distância entre si.
Utilizar giz se a brincadeira for no asfalto, mas as marcas usadas em determinados jogos como ténis servem perfeitamente. Na ausência destes elementos utilizar uma pilha de camisolas em cada extremidade e pedir aos participantes para imaginarem as linhas que faltam.

Como fazer?
  • Dividir as crianças em duas equipas. Não é essencial, mas é aconselhável utilizar qualquer expediente que permita a rápida e fácil distinção das equipas.
  • As equipas espalham-se por detrás das linhas. Quando alcançam a bola, atiram-na para a outra equipa tentando que a bola atinja algum adversário na zona abaixo do joelho. Quem for atingido sai do jogo, podendo também colocar-se atrás da equipa adversária e tentando atingir alguém a partir dessa posição.
  • O organizador deverá decidir previamente se será permitido que uma equipa atire a bola por cima da equipa adversária, de modo a ser apanhada pelos membros que estão por detrás desta.
  • Começar o jogo atirando a bola pelo meio-campo fazendo-a rolar pelo meio da zona neutra entre as equipas. Se a bola parar num local onde nenhum jogador possa chegar, é necessário colocá-la de novo em jogo.

Sem comentários: