22 de junho de 2010

Novas novidades no ramo dos livros.

Inês é uma menina que tinha o sonho de vir a ser sábia e, um dia, descobriu o fantástico tesouro escondido no Castelo da Montanha Azul, com as suas quatro torres. Teresa é outra menina que tinha o sonho de ser livre e, a certa altura, descobriu um tesouro especial guardado na sua alma cheia de histórias (uma delas sobre um terrível dragão). Inês e Teresa gostam muito de livros. Pouco a pouco, vão-se conhecendo e ficando grandes amigas. Assim, juntas, vencem o medo e tornam-se guardiãs das quatro torres mágicas: a Torre dos Arrepios, a Torre das Asas, a Torre do Céu e a Torre Dourada. (Maria Teresa Maia Gonzalez)




Chiu! é uma narrativa que nos transporta, crianças e adultos, para o mundo mágico dos sonhos! Com ilustrações de Paulo Galindro, a obra retrata a história de um menino chamado João que gosta de fazer bolas de sabão, investigar, brincar e correr, mas, sobretudo, sonhar! (Mafalda Milhões)




Neste livro, são abordadas questões relacionadas com a conjugação de verbos, recorrendo-se a um conjunto de técnicas e estratégias motivadoras. Através da escrita de poemas, onde os tempos verbais são utilizados em função do conteúdo da história, a escritora demonstra como se pode ensinar gramática, nomeadamente os tempos verbais, de uma forma pedagógica e enriquecedora. Todos os poemas são diferentes. Uns têm mais humor e ironia. Outros, por seu lado, são mais melancólicos. (Alice Vieira)









"Hoje, às 10 horas, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu no horizonte. O que há-de fazer o H?" O H Perdeu Uma Perna faz parte da colecção Mundo de Histórias. O livro conta a história do H que, enquanto nadava, perdeu uma perna. Face à problemática situação, esta letra procura ajuda junto das restantes letras do alfabeto, sendo que, ao longo da sua viagem, o leitor poderá conhecer as formas e funções de cada letra e a sua verdadeira importância na escrita. (Ana Vicente)




"Em todos os dias do ano, ao longo dos tempos, aconteceram imensas, imensas coisas. Algumas modificaram o mundo, outras fazem parte da história, da religião, da tradição". O Livro das Datas assinala a centésima publicação da escritora Luísa Ducla Soares. Esta obra, como o próprio nome indica, narra pequenas histórias sobre as datas relevantes que decorrem ao longo do ano, explicando o seu significado e a sua origem. O 25 de Abril, o 5 de Outubro, o Dia das Bruxas ou o Dia do Pai são apenas alguns dos exemplos a destacar. No fim do livro, os leitores têm um espaço próprio para mencionar as datas que, para si, são as mais importantes. (Luísa Ducla Soares)






Nesta obra, são divulgadas oito histórias tradicionais, de vários pontos do mundo, cujas mensagens são, no entanto, universais. É com estas mensagens, de cariz universal, que as autoras nos dão a conhecer a semelhança entre os povos. Como se refere no livro, "a humanidade é só uma e os seres humanos, quer vivam no campo ou na cidade, na montanha ou na planície, numa região desértica ou na selva, têm preocupações, sonhos, desejos e alegrias muito semelhantes". (Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada)

Sem comentários: